CURSO BREVE
Literatura e Psicanálise: um diálogo em conversa com contos latino-americanos
Com Luciana Iser Setúbal
QUANDO: Sextas, de 7 a 28 de março (4 encontros)
HORÁRIO: Das 15h às 17h
INVESTIMENTO: R$ 180
Vagas limitadas
PROGRAMA
Aula 1: Psicanálise e literatura: saberes solidários; origens: de Sigmund Freud e dos autores latino-americanos analisados; categorias de contos: o estranho, o maravilhoso, o fantástico.
Aula 2: Escritores criativos e devaneios
Aula 3: O estranho, o inquietante, o infamiliar, o incômodo: Das unheimliche
Aula 4: O trabalho do sonho
OBJETIVO
Tendo como ponto de partida ensaios freudianos emblemáticos no que se refere à conversa entre Psicanálise e Literatura, busca-se ampliar conhecimento teórico e propiciar instrumento crítico para a leitura de obras literárias utilizando-se da teoria psicanalítica como ferramenta de análise. Para acompanhar-nos no percurso, contos de escritores latino-americanos serão analisados à luz dos conceitos freudianos expostos nos textos debatidos.
JUSTIFICATIVA
Assaz leitor; escritor profícuo de ensaios, artigos, prefácios e outros textos breves, desde cedo ficou claro que a literatura era a manifestação artística que mais emocionava Sigmund Freud. Não à toa, desde o início da empreitada psicanalítica ele a convoca como parceira, ficando famosos textos em que analisa grandes obras literárias, como Os irmãos Karamazóv, de Fiódor Dostoiévski, e O homem da areia, de E. T. A. Hoffmann. Porém, Freud jamais usou a Literatura para comprovar suas ideias acerca do psíquico; ao contrário, utilizava o texto literário como farol para iluminar elucubrações que desaguariam em grandes descobertas, como fez a partir de Édipo-rei, tragédia grega escrita por Sófocles, e que originou aquele que seria conceito basilar da teoria psicanalítica, o complexo de Édipo.
O presente curso parte desses pressupostos para apresentar e discutir textos freudianos utilizados pela teoria e crítica literárias na análise do objeto literário: O trabalho do sonho, capítulo de A interpretação dos sonhos (1900); O escritor e a fantasia (1908); O inquietante (1919).
Para nos acompanhar neste percurso, elegemos narrativas latino-americano atravessadas pelo insólito e pelo perturbador, ideais para debater e pensar o rico diálogo entre Literatura e Psicanálise, diálogo este muitas vezes ignorado por psicanalistas, estudantes de Literatura e leitores.
CONTOS TRABALHADOS:
BORGES, Jorge Luis. O outro. In: O livro de areia. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
CORTAZAR, Júlio. Continuidade dos parques. In: Final do jogo. São Paulo: Civilização Brasileira, 2016.
OCAMPO, Silvina. El retrato mal hecho. Cuentos completos. Vol. 1 e 2. Buenos Aires: Emecé, 1999.
______________. Casi el reflejo de la otra. Cuentos completos. Vol. 1 e 2. Buenos Aires: Emecé, 1999.
______________. La boda. Cuentos completos. Vol. 1 e 2. Buenos Aires: Emecé, 1999.
______________. La casa de azúcar. Cuentos completos. Vol. 1 e 2. Buenos Aires: Emecé, 1999.
RUBIÃO, Murilo. A armadilha. In: Obras completas. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.


